A maior diferença entre o Brasil e a Alemanha é, obviamente, o clima. Enquanto no Brasil temos calor sem chuva e muito calor com chuva, aqui vemos as quatro estações incrivelmente bem marcadas. No calendário mesmo. 22 de setembro é equinócio de outono? Opa, vem frio logo depois do picnic no parque do dia 21. Chega a primavera em março? Flores, flores, flores. Nas árvores mesmo, dessas que ninguém plantou.
Dá pra sentir a diferença no nosso humor, no nosso corpo. A cidade fica mais convidativa, as ofertas sazonais do mercado mudam, as crises existenciais de inverno dão espaço ao tesão da primavera. E os gatos, assim como nós, se despem dos seus casacos grossos.
Antes de trazer as gatas pra cá, me perguntei se elas gostariam de morar aqui na Alemanha. O acesso diário à comida molhada e a possibilidade de observar o parque da janela parece deixá-las felizes. No primeiro inverno, inclusive, as colocamos de dieta na certeza de que estavam engordando. Galadriel chegou para nós com um joelho operado e não pode ganhar peso de jeito nenhum. E agora de repente ela tinha dobrado de tamanho.
O racionamento de comida molhada gerou protestos e, logo que o sol voltou a aparecer, Éowyn passou a vomitar todos os dias. Não apenas ela gosta muito mais de comer, como tem bronquite e (na época) 9 anos de idade. Pronto. Chegou o seu fim.
A levamos num veterinário indicado por uma amiga no outro lado da cidade — a única de confiança que falava inglês. Não seriam bolas de pelo?, perguntou dona Brigit, uma senhorinha alemã acostumada com as chantagens felinas e os dramas dos donos. Claro que não, respondemos, sei reconhecer uma simples bola de pelo. Isso daí é outra coisa. Minha gata está morrendo!
Rolaram baterias de exames sanguíneos e geriátricos, pedidos de retorno e até mesmo telefonema posterior da veterinária, perplexa com o excelente estado de saúde da gata idosa e com bronquite. Mas a sua gata, ela dizia no aparelho, ela está… BEM? Os resultados dos exames todos saíram e ela está, pasme, ótima.
Da próxima vez que Éowyn vomitou, observamos que era, de fato, uma bola de pelo envolvida por uma fina crosta de farelos de comida molhada. Um schnitzel.
A mesma amiga que indicou a veterinária também nos mostrou o FURMINATOR (TM), a única escovinha pet que retira o undercoat e até mesmo os pelos mais difíceis. O Exterminador de Pelos é realmente milagroso. Depois de algumas escovadas, Galadriel, que estava passando fome à toa, voltou ao seu tamanho original.
Agora, na nossa terceira primavera, já conhecemos o ritual: gatas estendidas no sol durante o verão, gatas que não saem do colo no inverno e Furminator sem falta no começo da primavera para evitar idas desnecessárias ao veterinário.


